segunda-feira, 22 de abril de 2013

Guia de Maquiagem: Tipos de Pele e alguns Cuidados Gerais...

Olá meninas! Tudo bem com vocês? 
Bom o primeiro tema desse guia que irei iniciar é sobre tipos de pele, antes de começarmos a maquiagem é necessário cuidar da nossa pele e para isso é preciso você reconhecer o seu tipo para cuidar adequadamente. Usar os produtos corretos faz com que a sua pele seja mais saudável e a maquiagem fique perfeita.
Nesse post vou descrever um pouco das características de cada tipo de pele e alguns cuidados bem gerais, Vamos lá?

guia de maquiagem tipos de pele

Antes de sairmos comprando produtos para deixar a pele limpa e saudável vamos primeiro aprender a identificar o nosso tipo de pele. É de acordo com o seu tipo de pele que você deve comprar os produtos, inclusive as maquiagens.

As vezes ficamos nos perguntando porque a maquiagem não durou, ou porque ficou com a sensação de mais oleosidade no rosto e está aqui a resposta, você não está comprando os produtos que a sua pele precisa...

Reconhecendo os tipos de pele:
guia de maquiagem tipos de pele

Pele Seca: É uma pele fina, sem viço, opaca, sem brilho, descama com facilidade e tem os poros pouco aparentes. 

Vantagens: Geralmente a maquiagem dura mais pois não há tanta transpiração.

Desvantagens: Por causa da escamação frequente, a maquiagem deixa mais perceptível as pelinhas que se levantam com o uso da base e do pó.

Como Cuidar: É necessário cuidar muito da hidratação, então use um hidratante especifico para a pele seca, prefira os mais cremosos pois promovem hidratação mais intensa. 
Precisa fazer da hidratação uma rotina para deixar a pele mais saudável e bonita, portanto invista nos produtos corretos e faça uma rotina no seu dia-a-dia, passando o hidratante mais de uma vez por dia. 
Evite esfoliantes!! Se você quiser usar tônicos invista em tônicos sem álcool  prefira os cremosos e que seja para a pele seca. 

Na hora da Maquiagem: Quando uma pessoa com a pele seca se maquia,tem que além de comprar os produtos específicos para esse tipo de pele, é procurar capricha na hidratação, pois esse será essa a parte mais importante.

Por causa da pele seca é mais difícil pigmentar a cor da sombra e do blush, portanto prefira as versões cremosas. 

Prefira: bases líquidas com hidratantes e filtro solar, corretivos líquidos, blush cremoso, demaquilante bifásico ou cremoso e sombras cremosas. Se for usar as sombras compacta de preferência as que tiver brilho ou uma leve cintilância.

Evite: Produtos que são oil free ( sem óleo em sua composição) e produtos que dão efeito Matte ( deixam a pele sem brilho).

guia de maquiagem tipos de pele

Pele Mista: Seus pontos de oleosidade se encontram na região da testa, nariz e queixo, a famosa "zona T" geralmente os poros são mais abertos. O restante do rosto a produção de oleosidade é normal.

Vantagens: Tirando a zona T o restante do rosto a pele é normal, facilitando o uso de outros cosméticos e maquiagens.

Desvantagem: Por causa da oleosidade é necessário retocar a maquiagem na zona T. 

Como cuidar: Como se trata de uma pele mista o ideal é equilibrar os produtos, use produtos para esse tipo de pele. Não use produtos para outro tipo de pele.
Na hora de escolher os produtos. de preferência para loções leitosas, sabonetes líquidos e que tenham hidratante em sua composição. A pele mista também precisa de hidratação então loções hidratantes são sempre bem-vindas. 
Tônico facial deve ser usado somente na região que tem oleosidade.

Na hora da Maquiagem: Na Zona T prefira utilizar produtos que dão efeito matte, no restante do rosto aonde a oleosidade é normal pode ser utilizado produtos com brilhos.
Se você estiver maquiada e observar um brilho nesse local use um lenço especifico para tirar oleosidade ou passe uma leve camada de pó facial.

Prefira: Base oil free, corretivo liquido ou em bastão.
O uso do adstringente deve ser feito somente na zona T. 
Filtro solar oil free

Evite: Produtos com óleo nessa região.

guia de maquiagem tipos de pele

Pele Oleosa: Pele com brilho excessivo, em quase todo o rosto. Outra característica dessa pele são os poros que são bem visíveis e dilatados, transpiração excessiva e tendência a espinhas e cravos. ( Oi? Alguém falou comigo?!) 

Vantagens: A produção excessiva de oleosidade retarda o envelhecimento.

Desvantagens: Por causa da oleosidade a maquiagem dura menos.

Como Cuidar: É necessário encontrar o equilíbrio nesse tipo de pele e por experiência própria digo que é muito difícil controlar a oleosidade. 
Mesmo com o excesso de óleo é necessário hidratar a pele, os mais indicados são os hidratantes livres de óleo, que controlem a produção do sebo e que desobstrui os poros.
Na rotina diária é indicado usar sabonete liquido para eliminar toda a sujeira, geralmente é indicado usar de manhã e a noite antes de dormir. 
Faça uma esfoliação na pele pelo menos uma vez por semana e use tônico facial.

Na hora da Maquiagem: Prefira produtos livres de óleo e produtos que dão efeito matte. Leve sempre com você um lenço para tirar o oleosidade e um pó mineral para aplicar quando perceber a oleosidade.
Geralmente a maquiagem dura menos por causa da oleosidade, nesse caso você pode comprar e usar sprays fixadores e primers que te ajudaram na durabilidade.

Prefira: Bases e corretivos com texturas mais secas e que dão efeito matte. No caso da mascara de cílios e delineadores prefiram á prova d'água pois a tendência é começar a escorrer. 

Evite: Sombras e blushes líquidos, maquiagem com efeito de brilho



guia de maquiagem tipos de pele

Pele Normal: como o nome já diz normal, apresenta equilíbrio em suas funções e texturas. Tem boa elasticidade e poros bem fechados. Ou seja, você pode tudo gata! rs

O aconselhado é usar produtos delicados para esse tipo de pele para que não interfira  em suas perfeitas condições.

Mesmo tendo a pele perfeita ( sonho meu! rs) é necessário você cuidar com produtos específicos e também fazer uma rotina diário de cuidados.
É necessário limpar, hidratar e tonificar. É isso que vai garantir que a sua pele fique sempre perfeita!

Produtos:

Em quase todas as marcas você encontrará produtos específicos para cada tipo de pele, os que eu mais recomendo são: Mary Kay, Vichy, Biolab e Galderma. 

E para todos os tipos de pele existe um filtro solar indicado então não deixe de passar pois é essencial para cuidar da sua pele.

Então é isso meninas! Identifiquem seu tipo de pele e não se esqueçam de ter os cuidados básicos da pele (limpar, tonificar e hidratar), e se necessário, outros cuidados mais específicos ao seu tipo de pele. Lembrando que todos esses cuidados devem ser realizados usando produtos específicos às necessidades do seu tipo de pele...
E ai meninas, Gostaram das dicas meninas? Espero que sim....Ah não deixe de comentar...
Então não deixe de Curti a minha Fan Page nova pra me ajuda na divulgação e fica por dentro das novidades (CLIQUE AQUI)
                                      Beijos e até o próximo post...